quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Estágio

Estou muito contente com o meu estágio embora se avizinhem tempos complicados e de muito trabalho! Tenho tanta coisa para dizer que nem sei por onde começar...

Na terça feira passada comecei a trabalhar. Cheguei lá pelas 7 horas da manhã (pois é, aqui começa-se a trabalhar pela fresquinha, e fresquinha mesmo que quando saí de casa deviam estar uns graus negativos) para conhecer a vigilante de noite. E, meus amigos, deixem-me que vos diga que a primeira impressão foi terrível. Conheci uma mulher completamente louca, mas digo psiquiatricamente louca. Nem sei como vos explicar mas acreditem em mim que sei do que falo. Não sei como é que a deixam trabalhar durante a noite com crianças. Pelo que eu percebi, acho que existem muitos problemas com ela e os miúdos ficam muito inquietos quando ela lá está. Eu também ficaria, quer dizer, eu também vou ficar porque devo fazer algumas noites com ela. Mas há uma boa notícia, ela vai ser despedida, não sei quando mas espero que brevemente! O director perguntou-me o que é que tinha achado dela e apenas consegui dizer "ela é um pouco especial".

Para quem não sabe, o meu trabalho nesta casa de acolhimento consiste em conhecer a instituição e ter uma noção de continuidade da vida das crianças dentro desta casa. Logo, vou ter que dormir dua vezes por semana na casa, juntamente com os vigilantes da noite e com as crianças. Mas a boa notícia é que tenho um gabinete só para mim onde vou poder trabalhar e onde vou ter acesso ao computador e à internet durante todo o tempo que lá estiver. Portanto espero a companhia dos meus amigos insones.

As pessoas são muito simpáticas. Foram muito gentis comigo e fizeram-me sentir em casa. Nos dias em que trabalho almoço com eles, a senhora da casa faz o almoço para mim também, disponibilizaram-se logo para me ajudar, deram-me livre acesso aos gabinetes, aos processos, e deram-me uma chave. E logo no primeiro dia em que lá fui... Não tive que esperar dois anos nem que me mandassem fazer uma!

Estou muito contente porque achava que ia encontrar uma coisa completamente diferente porque tinha como referência algumas instituições públicas portuguesas. Isto aqui funciona à séria! Está tudo super organizado, cada um com a sua função, com o seu trabalho, e todos os profissionais se respeitam uns aos outros. Estou mesmo fascinada... Espero que não seja só o entusiasmo inicial! Mas acho que não...

Vou ter que acompanhar o desenvolvimento de três crianças de 11, 5 e 3 anos e fazer um relatório final em francês! Ah e vou ter que criar uma espécie de jogo com a música, o movimento e o alfabeto para motivar uma criança para a leitura. Aceitam-se ideias!

Como vou ter duas noites por semana na casa de crianças vou ter tempo mais do que suficiente para vos dar as novidades!

2 comentários:

Luís S. disse...

Hum, diz-me os horários que acho que te vou poder fazer companhia algumas das vezes. Pelo menos para uma parte da noite. ;)

É realmente estranho darem-te logo uma chave! Quer dizer, eles têm montes de dados teus mas pode acontecer alguma coisa e ñ conseguirem provar nada. Mto fixe.

Vê se consegues tirar uma foto a essa vigilante, estou a imaginá-la com uma cara mm psico! Heheheh! :P

Pinipom disse...

Duvido que consiga porque ela ainda pode pensar que eu lhe vou fazer mal ou que de dentro da minha máquina sai um monstro para lhe fazer mal!