domingo, 10 de fevereiro de 2008

Lyon



Pois é, estou em Lyon! Por mais doze semanas espero poder contar-vos tudo o que se tem passado nestes meus dias. Pensei enviar mails pessoais a cada um de vós mas infelizmente não tenho acesso à internet como gostaria de ter... Mas não quer dizer que não envie, não fiquem tristes!

Mas começando... Cheguei no dia 3 de Fevereiro, domingo passado, e a viagem foi normalíssima, excepto que não voei numa companhia low-cost, foi numa daquelas à séria que serve café e croissants durante o voo. Très chic! E além disso fiz escala em Munique... Apenas 30 minutos mas estive em Munique. Posso dizer-vos que o aeroporto é gigante e que durante os 15 minutos em que estive a pé corri muito de uma ponta à outra do aeroporto para conseguir embarcar para Lyon.

A minha família é simpática. A Madame e o Monsieur Germain-Lacour têm-me acolhido bem e ajudam-me bastante com o meu francês que, embora melhor, continua terrível! Vivo numas águas furtadas e durante a semana tenho o primeiro andar da casa só para mim. A casa onde estou a viver é numa das duas ruas principais de Lyon, Rue Victor Hugo, é como se vivesse na Rua da Prata (piadinha dirigida ao Nuno). A sério, a minha casa é pertíssimo de tudo, estou mesmo no centre ville! De todas as pessoas que vieram pelo Leonardo Da Vinci fui a que tive mais sorte. Para irmos beber um café, passear ou fazer compras combinamos a cinco minutos a pé da minha casa, na Place Bellecour... C’est très chic! Mas acho que uma das melhores coisas de Lyon, além de ser uma cidade lindíssima, são as bicicletas! Nem sei como é que hei-de fazer quando voltar a Lisboa. Aqui existe um sistema de aluguer de bicicletas que é muito prático. Eu fiz um cartão por uma semana que me custou 1 € e posso andar de bicicleta por toda a cidade durante meia hora de cada vez e depois pouso-a numa das 113 estações que estão espalhadas pela cidade. Claro que como podem imaginar já caí de bicicleta... Desajeitada como sou, já me espalhei ao comprido! Mas ça va bien!
Tenho tido aulas todos os dias da semana, a maior parte das vezes às oito e meia da manhã, o que nem me custa muito porque tenho-me deitado muito cedo! É verdade, deito-me cedo, acordo cedo, tenho fumado muito menos e farto-me de andar de bicicleta! Tenho tido uma vida muito saudável aqui em Lyon!

As aulas são porreiras, embora me sinta no secundário outra vez. Às vezes dou por mim a dizer que a matéria é muito difícil e que a professora é uma estúpida. Mas existe mesmo uma que é um bocadinho estúpida. Farta-se de usar interjeições e onomatopeias parvas! Bem mas fiquei no Grupo 5 – Intermédio, o que para mim não é nada mau! Uma das coisas que o curso tem de bom é que conheci as minhas outras colegas que estão nas mesmas condições que eu e até já formámos um grupinho porreiro! Somos 3 portuguesas (eu, a Mariana e a Susete), 2 italianas (Ana Maria, Eleanora e Rafaela) e 2 inglesas (Laura e Melissa). Temos passeado imenso e somos daquelas turistas que querem ver tudo no mesmo dia! Agora pensando bem, já nos fartámos de passear e só estamos cá há uma semana! Qualquer dia já não podemos com isto! E tudo isto porque nós não temos tempo (não é, Sónia?).
O que é que vos posso dizer mais por agora? Bem, a cidade é lindíssima mesmo e as pessoas até são simpáticas. Tenho-me fartado de perguntar coisas e de tirar dúvidas com as pessoas que passam na rua. No outro dia, no metro, eu e a Laura falávamos no nosso mau francês de filmes franceses e de actores que conhecíamos, uma senhora começou a falar connosco e chegámos até a recomendar filmes franceses para ela ver. Uma das coisas engraçadas é que ela não sabia que os filmes franceses passavam fora de França, até porque os franceses não gostam, preferem os americanos. Ficou surpreendida quando lhe dissemos que o cinema francês era muito bom e que o preferíamos por ser mais independente! Ela fez um esgar de dúvida e terminou com um ça va (O que serve para tudo, não é, Rosinha?)!

Mas há coisas que são très bizarres (o que por sua vez é a expressão da semana)!! Estava numa esplanada a fumar um cigarro e como a cidade é muito limpa pedi ao senhor um cinzeiro para apagar o cigarro. Ele mandou-me atirar para o chão. E eu perguntei porquê e que era estúpido atirar as coisas para o chão, ao que ele me responde Vous êtes en France!. Rimo-nos os dois e acabei por atirar a beata para uma sarjeta porque continuo a achar estúpido atirar coisas para o chão!

A verdade é que os franceses são um bocadinho estúpidos e um bocadinho porcos mas estou a adorar estar cá! Esta semana foi uma experiência fantástica e tem melhorado dia após dia, à medida que me vou integrando melhor... Estou contente porque numa semana só tive ainda um momento de fraqueza. Tinha vindo do local onde vai ser o meu estágio e tinha muitas coisas por contar, então, quando dei por mim estava a falar ao telefone e a chorar... Ainda por cima no MacDonald’s que é provavelmente o sítio mais impessoal e mais deprimente do mundo!

Sem comentários: